Pages

domingo, 24 de agosto de 2008

Nossos Sobrenomes

Os sobrenomes que temos hoje sofreram mudanças com o tempo. A história da origem familiar pode apontar para outro sobrenome que hoje não se encontra em nosso registro civil, como é o caso da minha família "Alves Pereira", meus pais "Alves Bezerra" e "Pereira Pinto".

Minha árvore paterna descende da família "Duarte Pinheiro".

Vamos ao significado desses sobrenomes:

Alves - Sobrenome português, considerado como sendo uma abreviação do sobrenome Álvares, o qual seria um patronímico pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, no caso ele se chamaria Álvaro.

Bezerra - Sobrenome português vindo do espanhol Becerra, tido como uma alcunha (apelido) primitivo do feminino de Becerro (Bezerro). Este sobrenome já se encontra mencionado no Nobiliário do Conde D. Pedro. Acham-se em tempo de el-rei D. Sancho II.

Lima - Sobrenome português classificado como um toponímico, ou seja tem origem geográfica, deriva de Limia, nome pré romano ( Celta ou Ligure) , significaria "esquecimento", é o nome de um rio, da onde sua origem toponímica. Existe uma lenda que diz que quem atravessa-se este rio ficaria esquecido de tudo. Provavelmente a primeira pessoa a utilizar este sobrenome deveria ter sua morada próxima a este rio.

Pereira (Brasão) - Sobrenome português classificado como sendo do tipo toponímico, ou seja de origem geográfica, neste caso, onde há pêras ou pereiras. Os primitivos Pereiras estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a Quinta de Pereira, aonde tomaram o apelido, junto ao rio Ave, em terra de Vermoim.
A origem mais remota da família provém do conde de Forjaz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos longobardos, da Itália. No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia.

Pinto - Sobrenome portugues primitivo, é considerado como sendo derivado de uma alcunha (apelido), metafora ao reino animal, pesquisas feitas em documentos arcaicos de Portugal registram o uso desta alcunha antes do seculo XIII, porem oficialmente, D. João Garcia de Sousa, neto do Conde D.Mendo, foi o primeiro que teve a alcunha de Pinto, foi chamado de Pinto por suas muitas perfeições e naturais gentilezas.

Souza (Brasão) - Variação gráfica do original Sousa, sobrenome português classificado como sendo um toponímico, deriva do latim Saxa (Seixos ou rochas) é também o nome de uma espécie de pombo bravo, no século XI foi registrado como Sausa.
Uma das mais antigas e ilustres famílias de Portugal, traçada até dom Sueiro Belfaguer, cavaleiro godo que viveu nos primeiros anos do século VIII. Dom Egas Gomes de Souza foi o primeiro a usar o sobrenome, por ser dono do Solar de Souza. Seu 12º neto foi Martin Afonso de Sousa, comandante da expedição que fundou o primeiro núcleo de colonização e donatário da capitania de São Vicente. Era primo de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral do Brasil.
Procedem de Martim Afonso Chichorro e de Afonso Dinis, filhos de el-rei D. Afonso III, que casaram com duas netas de Mem Garcia de Sousa, neto do Conde D. Mendo, o Sousão, em quem veio ficar esta família. É solar desta família a vila de Arrisana de Sousa que fundou D.Fayão Soares, tronco deste sobrenome.

Pinheiro - Sobrenome português toponímico, referindo-se a um "lugar onde há pinhos, ou da arvore assim chamada". Em documentos de 1258 foi registrado a existência de Petrus Pinarius. Como sobrenome pode também ter surgido como uma alcunha metafórica a um sujeito "alto como um pinheiro". Os Pinheiros procedem de Tristão Gomes Pinheiro, cavaleiro galego, que fez os muros de Barcelos pôr mandado do Duque D.Afonso. Tem morgado em Barcelos, onde foram alcaides-mores algum tempo.

Um comentário:

iltorres TERRAS&ASSESSORIA disse...

FAMILIA DUARTE PINHEIRO
Ola tenho em minha cidade um senhor de nome de João Duarte Pinheiro filho de Pedro Duarte Pinheiro e Bonifacia Maria da Conceição de Assaré CE nascido em 24/06/1924